BECA

BECA
TECNOLOGIA PRECISAMOS DELA PRA VIVER......

segunda-feira, 17 de maio de 2010

RESENHA

Linguagens e tecnologia na educação

Abaixo os portais –currais .

Nelson Luca de Pretto

Professor e Diretor [2000-2008] da Faculdade de Educação [http://www.faced.ufba.br] da UFBA. Autor de livros e capítulos que tratam das questões da educação e da comunicação, passando pela educação a distância. Entre outros publicou, Uma escola sem/com futuro: educação e multimídia, pela Papiros e Expressões de Sabedoria, com Luis Felippe Perret Serpa, Mãe Stella de Oxossi e Juvany Viana, pela EDUFBA. Em sua pagina da Internet [http://www.pretto.info] podem ser encontrados todos os artigos, apresentações e tudo mais sobre sua atuação profissional. É o responsável pela concepção geral dos Tabuleiros Digitais [http://www.tabuleiro.faced.ufba.br], projeto de terminais públicos para acesso à Internet.


O texto de Nelson Pretto como de André lemos mostra que estamos vivendo em currais,essa ,metáfora se aplica que estamos usando intensamente a tecnologia as TICs.Ela se aplica quando as pessoas estão vivendo informações emitida em poucos centros para uma multidão .Os jornais os sites estão todos incluídos neste meio virtual começam a surgir redações para a rede, os portais uma perda de controle do que a net pode ser para a mídia ,de imaginar o leitor como bois dentro de um curral,incapazes.

As pessoas estão sendo alavancadas e forçadas pela imprensa a viverem em uma rede de controle a cada pagina que abrem na internet,como afirma lemos uma nova ordem digital.
O limite da emissão sempre foi que deu poder as mídias clássicas e agora os portais que seriam ajudar ou dominar nesse mar de dados?Querem uma forma de poder,e usam a tecnologia como esse favor para ficarmos perdidos de tanto entrar e sair das paginas,encontramos tudo pronto e perfeito para que não possamos racionalizar direito,isso seria bom? Tem os pontos negativos e os positivos perante a isso ,mas se é preciso tomar cuidado para com os currais e armadilhas apontado por Lemos.

A mídia as pessoas poderosas usam a tecnologia como uma forma de dominação e Lemos relata para termos atenção com essas armadilhas que cairmos sem querer em currais sem percebemos.

Um comentário:

  1. NOSSA EU QUERIA MIM APROFUNDAR E ENTEDER MAIS O QUE SERIA OS PORTAIS DOS CURRAIS.

    ResponderExcluir